Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Capacitação em resgate de vida

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2023, 09h35 | Acessos: 1274
imagem sem descrição.

Vinte e seis militares da área da saúde do Comando Militar do Planalto (CMP) agora estão aptos a realizarem atendimento pré-hospitalar, suporte básico e avançado de vida e resgate em combate. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem concluíram o Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) no dia 12 de maio.

Com isso, esses oficiais e praças podem atuar no resgate de militares feridos no terreno e em combate, aumentando a capacidade operacional das Organizações Militares Diretamente Subordinadas ao CMP e fortalecendo a coesão interna. O Estágio aconteceu no 16º Batalhão Logístico do Exército, em Brasília, e teve a duração de 10 dias. Atendimento pré-hospitalar tático, resgate de feridos, atendimento sobre fogo, utilização de torniquetes, prevenção de hipotermia e transporte de feridos foram algumas das aulas que os estagiários concluíram com êxito.
O exercício contou com o apoio do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército, do Batalhão da Guarda Presidencial e do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Como atividade prática final, os militares participaram de uma simulação de emprego real, no Campo de Instrução Córrego do Acampamento (CICA).
Para a 3º sargento Karoline Lima da Silva, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, o curso proporcionou conhecimento prático em várias áreas da assistência à saúde e do resgate. “Durante a semana, vivenciamos um permanente estado de prontidão. E agora, caso sejamos empregados em situações reais, a execução acontecerá da melhor forma possível”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página