Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comandante

Acessos: 3973

General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes

Comandante Militar do Planalto

- AO SER NOMEADO PARA O CARGO DE COMANDANTE MILITAR DO PLANALTO, O GENERAL DE DIVISÃO GUSTAVO HENRIQUE DUTRA DE MENEZES EXERCIA A FUNÇÃO DE CHEFE DO PREPARO DA FORÇA TERRESTRE/COTER, SEDIADO NESTA CIDADE DE BRASÍLIA/DF.

- NASCIDO EM 23 DE NOVEMBRO DE 1965, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, É FILHO DE GUSTAVO ADOLFO CASTRO DUTRA DE MENEZES E DE SONIA MARIA FLEISCHMANN DUTRA DE MENEZES.

- O GENERAL DUTRA FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 31 DE JULHO DE 2021.

- INCORPOROU-SE ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 25 DE FEVEREIRO DE 1984, NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS.

- FOI DECLARADO ASPIRANTE A OFICIAL DE INFANTARIA EM 12 DE DEZEMBRO DE 1987, SENDO CLASSIFICADO NO 57º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO ESCOLA, SEDIADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ.

- REALIZOU OS CURSOS BÁSICO PARAQUEDISTA; AÇÕES DE COMANDOS; FORÇAS ESPECIAIS; MESTRE DE SALTO; O ESTÁGIO DE SALTO LIVRE; E O CURSO DE LANCEIROS, NA COLÔMBIA.

- CURSOU A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS EM 1995 E A ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO EM 2001 E 2002.

- REALIZOU OS CURSOS DE POLÍTICA, ESTRATÉGIA E ALTA ADMINISTRAÇÃO DO EXÉRCITO E SUPERIOR DE DEFESA NA ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, EM 2013;

- COMO OFICIAL SUBALTERNO FOI INSTRUTOR DO CURSO DE INFANTARIA DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS.

- COMO OFICIAL INTERMEDIÁRIO FOI INSTRUTOR DO CURSO DE INFANTARIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS; E OBSERVADOR DAS NAÇÕES UNIDAS NA GUATEMALA.

- COMO OFICIAL SUPERIOR FOI INSTRUTOR DA ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO E OFICIAL DO GABINETE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO;

- INSTRUTOR DO INSTITUTO DO HEMISFÉRIO OCIDENTAL PARA COOPERAÇÃO E SEGURANÇA (WHINSEC), EM FORTE BENNING, NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

- COMANDOU O 1º BATALHÃO DE AÇÕES DE COMANDOS, A ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO, O BATALHÃO DE INFANTARIA DE FORÇA DE PAZ DO 22º CONTINGENTE, NA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DE ESTABILIZAÇÃO DO HAITI (MINUSTAH); E

- DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA 1ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/RJ.

- COMO OFICIAL-GENERAL, COMANDOU A 1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA, EM BOA VISTA/RR, A ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, EM RESENDE/RJ E O COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, EM GOIÂNIA/GO.

- DENTRE AS PRINCIPAIS CONDECORAÇÕES, DESTACAM-SE A ORDEM DO MÉRITO MILITAR, A DO MÉRITO NAVAL, A DO MÉRITO AERONÁUTICO, A DO JUDICIÁRIO MILITAR, A DO MÉRITO DESPORTIVO MILITAR, MEDALHA MILITAR DE OURO, DISTINTIVO DE COMANDO DOURADO, MEDALHA DO SERVIÇO AMAZÔNICO DE BRONZE, MEDALHA MÉRITO AEROTERRESTRE DE PRATA, MEDALHA MARECHAL TROMPOWSKY DE OURO.

- É CASADO COM A SENHORA ADRIANE CORRÊA DUTRA DE MENEZES E TEM DOIS FILHOS, GUSTAVO E BIANCA.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página