Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Missão do CMP

Acessos: 2959

Comando Militar do Planalto

1. A fim de possibilitar ao Exército contribuir para a garantia da Soberania Nacional:
   a. Participar na dissuasão de ameaças aos interesses nacionais;
   b. Em situação de guerra ou conflito externo:
      1) Ficar em condições de alocar meios aos Comandos dos Teatros de Operações Terrestres (COMTOT) encarregados de conduzir a campanha militar terrestre para derrotar o inimigo que agredir ou ameaçar a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil.
      2) Constituir um Comando de Zona de Defesa (ZD) combinado ou não, destinado a realizar operações de Defesa Territorial contra ações inimigas, bem como garantir a segurança de sua respectiva Zona de Defesa.
   c. Ficar em condições de participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País.
2. A fim de possibilitar ao Exército contribuir para garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem (GLO) salvaguardando os interesses nacionais:
   a. Manter-se em condições de ser empregado, em sua área de responsabilidade, na forma da lei, em situação emergencial e temporária, depois de esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no Artigo 144 da Constituição Federal de 1988 (CF/88).
   b. Planejar, coordenar e executar as ações relativas à Guarda Presidencial e ao Cerimonial Militar da Presidência da República.
   c. Contribuir com as ações de planejamento e execução relativas à Segurança da Presidência da República.
3. A fim de possibilitar ao Exército cooperar com o desenvolvimento nacional e o bem estar social:
   a. Como ação subsidiária, participar do desenvolvimento nacional e da defesa civil, na forma da lei.
   b. Contribuir para o fortalecimento da imagem do Exército Brasileiro.

Missão Síntese


Contribuir com o Exército Brasileiro para a garantia da Soberania Nacional, dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem; cumprir atribuições  subsidiárias, cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem estar social; contribuir com a Segurança Presidencial; realizar a Guarda e o Cerimonial Militar da Presidência da República; participar de Operações Internacionais; e contribuir para o fortalecimento da imagem da Força.

registrado em:
Fim do conteúdo da página