Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Facão Lobo Guará

Acessos: 3400

Facão Pioneiro Lobo Guará

   Tendo por inspiração os 50 anos de criação do Comando Militar do Planalto e da 11ª Região Militar, foi instituído, em 2010, o Facão Pioneiro Lobo Guará.
   Seu simbolismo vincula-se ao pioneirismo da “Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil”, conhecida por “Missão Cruls” em homenagem a seu líder, o Tenente-Coronel Luiz Cruls. Expedição precursora que, no final do Século XIX, palmilhou o Planalto Central, explorando e levantando áreas geoestratégicas propícias para abrigar a nova Capital Brasileira. O “Relatório Cruls” transformou-se no fundamento técnico que subsidiou, décadas mais tarde, o desafio de interiorizar a Capital Federal Brasileira.
   A “Missão Cruls” foi constituída, em sua maioria, por militares do Exército, vanguardeiros na investida que desbravou os sertões, elementos fundamentais para o êxito alcançado por aquela histórica empreitada.
   A criação do Facão Lobo Guará reverencia esse passado histórico, evocando o uso do terçado pelos pioneiros que avançaram cerrado adentro, abrindo caminhos para o sítio no Núcleo Central brasileiro onde ficaria definido o quadrilátero que hoje abriga o Distrito Federal.
   Assim, o Facão Lobo Guará resgata, simbolicamente, a decisiva participação do Exército naquela epopeia e estabelece uma mística a ser cultuada. O Facão é cingido, com orgulho, por todos os comandantes, chefes e diretores das organizações militares que integram o Comando Militar do Planalto.
   Em um dos lados de sua lâmina está gravado o lema do Comando Militar do Planalto - “Profissionalismo e Entusiasmo – Da Tradição à Modernidade”, valores cultuados e praticados pelas unidades do CMP; no outro lado da lâmina está gravada a imagem do Lobo Guará, animal característico da região e que habita o cerrado do Planalto Central.

registrado em:
Fim do conteúdo da página