Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

22° BI apoia as eleições

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 18h06 | Acessos: 879

Batalhão Tocantins apoia a logística e a segurança do 2º Turno Eleições 2022 nas Aldeias Indígenas
Palmas (TO) – Entre os dias 28 e 31 de outubro, as tropas do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) do Exército Brasileiro, Batalhão Tocantins, prestaram apoio logístico para o transporte de urnas e pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e Garantia da Votação e Apuração (GVA) do 2º Turno das Eleições 2022 nas Aldeias Indígenas do estado.
Na sexta-feira, 28, ocorreu a partida do comboio de viaturas conduzindo os militares e meios para ocupar as bases de operações nas cidades de Itacajá, Goiatins, Pedro Afonso e Tocantínia. No sábado, ocorreu o deslocamento para as Aldeias para fins de preparação das seções e treinamento das ações a serem realizadas no dia da votação.
Historicamente, as Forças Armadas (FA) contribuem para a votação e a apuração dos pleitos eleitorais. Neste ano de 2022, o emprego das FA, para realizar a segurança das Eleições 2022 no estado, foi autorizado em atenção à solicitação do Desembargador Helvécio Brito Maia Neto, Presidente do Tribunal TRE-TO, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e encaminhada ao Ministério da Defesa (MD).
O emprego das Forças Armadas é pautado pela imparcialidade e contribuição para paz e a estabilidade nacional. No Tocantins, incluindo as equipes de apoio, foram empregados cerca de 500 militares do 22º BI, integrantes da Força Planalto (FORPLAN), tropa operacional da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), de Cristalina (GO), subordinada ao Comando Conjunto Planalto para fins da operação eleições.
A missão em localidades de difícil acesso, foi cumprida com emprego de 30 viaturas, duas aeronaves do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) e demandou a utilização de balsas e canoas para transposição dos rios da região.
O apoio logístico incluiu o transporte de urnas eletrônicas e pessoal da justiça eleitoral, por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar para os locais mais distantes, como é o caso das aldeias Santa Isabel do Morro, Fontoura e Macaúbas, localizadas no sudoeste do estado.
A votação e a apuração do 2º turno das eleições nas Aldeias Indígenas do Tocantins foram realizadas dentro da normalidade em relação à logística, segurança e conduta dos eleitores, encerrando suas atividades no dia 31 de outubro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página