Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

22º BI apoia as Eleições 2022

Acessos: 169

Palmas (TO) – Nos dias 1º e 2 de outubro, o Comando Conjunto Planalto representado pelo 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) atuou no apoio logístico e na Garantia da Votação e Apuração (GVA) das Eleições 2022 em Aldeias Indígenas do Estado do Tocantins.

Incluindo o suporte logístico, foram empregados cerca de 30 viaturas e 500 militares do 22º BI integrante da Força Planalto (FORPLAN), tropa operacional da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), de Cristalina (GO). As ações foram coordenadas pelo Comando Conjunto Planalto, constituído pelas três forças singulares brasileiras, com o Centro de Operações (COp) em Brasília-DF.
A segurança das eleições foi realizada em seções de votações de difícil acesso, localizadas nas aldeias indígenas Brejo Comprido, Rio do Sono, Porteira e Funil, do município de Tocantínia; Lajeado, de Pedro Afonso; Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira, da cidade de Goiatins; e nas aldeias Manoel Alves e Santa Cruz, do município de Itacajá.
A missão incluiu o transporte e escolta de urnas eletrônicas e pessoal da justiça eleitoral por meio de balsa do Rio Tocantins. Também foram utilizadas duas aeronaves. O helicóptero Fennec HA-1, para dar mobilidade ao comando da operação e o Jaguar HM-4, para o transporte do município de Cristalândia (TO) para São Félix do Araguaia e Santa Terezinha, do Estado do Mato Grosso, cidades mais próximas às aldeias Santa Isabel, Fontoura e Macaúbas.
A votação e a apuração do 1º turno das eleições em Tocantins foram realizadas dentro da normalidade com relação à logística, segurança e conduta dos eleitores tocantinenses.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página