Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Homenagem aos 71 anos da Tomada de Monte Castelo

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 10h19 | Acessos: 1370
imagem sem descrição.

Para marcar os 71 anos da Tomada de Monte Castelo, foi realizada, no dia 18 de fevereiro, no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), uma formatura alusiva à Tomada de Monte Castelo.

A cerimônia foi uma forma de relembrar o feito heróico dos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial no combate às forças do Eixo, na batalha mais emblemática daquele palco de guerra.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares, destacando-se: Gen de Ex Renato Joaquim Ferrarezi, Gen de Div César Leme Justo (Comandante Militar do Planalto), Gen Bda Riyuzo Ikeda (Comandante da 11ª Região Militar), Cel Carlos Frederico Gomes Cinelli (Comandante Do Batalhão da Guarda Presidencial),  Gen Div Carlos Roberto Figueiredo Uchôa de Moura,  Gen Div Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, Gen Div Cyro Leonardo de Albuquerque, Gen Bda Yvan Luiz Madruga Varjão, Luiz Eduardo Rocha Paiva, comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Brasília e veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Cel Nestor da Silva, Cel Mário Raphael Vannutelli, Cap Severino Francisco de Oliveira, Ten Vasco Duarte Ferreira, Ten Vinicius Vênus Gomes da Silva e demais autoridades civis e militares. E pela primeira vez contou com a participação de um esquadrão hipo dos Dragões da Independência.

A data da Tomada de Monte Castelo, celebra uma das maiores conquistas dos pracinhas em solo italiano durante a 2ª Guerra Mundial. Após 227 dias de combate na Itália, enfrentando as adversidades causadas pelo rigoroso inverno europeu e pelo terreno lamacento e escarpado, os brasileiros venceram o poderoso exército alemão. Monte Castelo possuía importância tática, e sua tomada permitiu o avanço das tropas aliadas em direção à Alemanha.

Em homenagem a essa vitória, a tropa e os convidados da formatura entoaram a Canção do Expedicionário, feita em homenagem aos pracinhas. Em seguida, os veteranos da FEB,  Cel Nestor da Silva e o Ten Vasco Duarte Ferreira, deram início ao desfile.

Ao celebrar os 71 anos dessa memorável Batalha, o Exército Brasileiro registra o reconhecimento e a gratidão de toda a Nação aos bravos combatentes da FEB, honrados soldados que cumpriram o seu dever em solo europeu e, hoje, são cultuados como exemplos perenes para todas as gerações de brasileiros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página