Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP conduz substituição da Bandeira Nacional

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 12h48 | Acessos: 13541
imagem sem descrição.

No dia 2 de agosto, o Exército Brasileiro conduziu a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, sob a coordenação do Comando Militar do Planalto.

A cerimônia é realizada no primeiro domingo de cada mês com a finalidade de manter acesa a chama do civismo e incentivar o culto aos símbolos nacionais.

Os convidados e o público presente prestigiaram a exposição que teve como tema “Exército Brasileiro – Raízes, Valores e Tradições na área do Comando Militar do Planalto”, mostrando materiais de emprego militar, uniformes e armamentos tradicionais, além de contar sobre a história do Exército na área do Planalto Central.

Durante a solenidade, foi entregue a premiação aos vencedores do Concurso Literário – 212º Aniversário de Caxias, promovido pelo CMP como parte das comemorações do Dia do Soldado, na Capital Federal. O Concurso foi dividido nas categorias Oficiais, Subtenentes e Sargentos, Cabos e Soldados e alunos do Colégio Militar de Brasília.

Centenas de pessoas acompanharam a solenidade e entoaram com a tropa o canto do Hino Nacional e o Hino à Bandeira, cantados também pelo Coral do Colégio Militar de Brasília, composto por 130 alunos.

No momento do hasteamento da Bandeira Nacional, a Bateria de Cerimonial Caiena, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32ºGAC), executou a salva de gala com 21 tiros de canhão em homenagem ao Símbolo maior da Pátria.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. O evento contou com a presença do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército, José Elito Carvalho Siqueira, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos de Nardi, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Joaquim Maia Brandão Júnior, do Comandante Logístico, General de Exército Marco Antônio Farias, do Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Juarez Aparecido de Paula Cunha, acompanhados pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, os embaixadores do Equador, Eslováquia, Filipinas, Nicarágua, Suriname, e Trinidad e Tobago, além de diversas autoridades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página