Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Quadro Complementar de Oficiais é celebrado no CMP

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 16h24 | Acessos: 1501
imagem sem descrição.

Brasília (DF) - No dia 03 de outubro, o Comando Militar do Planalto (CMP) foi palco das comemorações referentes ao Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) do Exército Brasileiro. A cerimônia, realizada no Pátio Rosa da Fonseca, homenageou a Cadete Maria Quitéria de Jesus, Patrono do QCO, e exaltou a importância de seus componentes.

A solenidade, presidida pelo Subcomandante do Comando de Operações Terrestres,  General de Divisão Júlio César de Arruda, foi iniciada com a apresentação da tropa, que, juntamente com os convidados, entoou a Canção do QCO. Em seguida, foi feita a leitura de uma mensagem homenageando todas as gerações de integrantes daquele Quadro, em seus 28 anos de história. A colocação de uma corbélia de flores junto à imagem da Patrono e o desfile militar concluíram a celebração.

Participaram ainda da cerimônia o General de Exército R1 Renato Joaquim Ferrarezi; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes; o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia; além de comandantes de Organizações Militares da Guarnição e oficiais do QCO que servem em Brasília..

Histórico - O Quadro Complementar de Oficiais foi criado em 2 de outubro de 1989, com o objetivo de suprir as necessidades das organizações militares com pessoal de nível superior, habilitado ao exercício de funções específicas e não afetas ao oficial combatente. Seus efetivos são formados na Escola de Formação Complementar do Exército, localizada na cidade de Salvador (BA). Desde a sua primeira turma, formada em 1990, o QCO vem contribuindo, sobremaneira, para o aprimoramento de procedimentos em diversas áreas no âmbito da Força.

 

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página