Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP realiza cerimônia do Dia da Família Militar

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 18h45 | Acessos: 1821
imagem sem descrição.

No dia 19 de setembro, o Comando Militar do Planalto (CMP) realizou uma cerimônia para comemorar o Dia da Família Militar. A data foi instituída pelo Exército Brasileiro para enaltecer o nome de Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca, Patrono da Família Militar.

No pátio do Quartel General do CMP, que leva o nome da matriarca, tropa e convidados prestaram as homenagens. A solenidade foi iniciada com a leitura de texto alusivo à família militar. Em seguida, uma coroa de flores foi depositada em frente ao busto de Dona Rosa da Fonseca, ato realizado por autoridades e famílias de militares que simbolizavam a comemoração. O evento foi encerrado com o desfile dos grupamentos formados por Organizações Militares de Brasília.

Presidiu a cerimônia o Chefe do Departamento Geral do Pessoal (DGP), General de Exército Luiz Narvaz Pafiadache, acompanhado do vice-chefe do DGP, General de Divisão Carlos dos Santos Sardinha; do Diretor de Saúde do Exército, General de Divisão Túlio Fonseca Chebli; do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes; e de demais oficiais generais da ativa e da reserva.

História - Ao instituir o dia 18 de setembro, data natalícia de Dona Rosa da Fonseca, a Matriarca Exemplar, como o Dia da Família Militar, o Exército Brasileiro presta a devida homenagem à família, reconhecendo a importância do espírito de sacrifício e de luta, o qual possibilita aos integrantes da Força Terrestre alcançarem o sucesso pessoal e profissional, com o sentimento de dever cumprido, seja qual for a missão.

Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu em 18 de setembro de 1802, na então Cidade de Alagoas, capital da Província de mesmo nome, atual município de Marechal Deodoro. Em 1824, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, casa-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, valoroso militar e grande monarquista.

Mulher de caráter varonil, sempre o apoiou em suas resoluções e o acompanhou, intimorata, nos transes da vida, até seu falecimento, já reformado no posto de Tenente-Coronel, em 24 de agosto de 1859. Dessa união nasceram dez filhos, sendo duas mulheres, Emília e Amélia, e oito varões. Todos os homens abraçaram a carreira das Armas, ocupando posições de destaque na vida militar, na Política e na Administração Pública Brasileira.

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página