Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia da Vitória é celebrado com homenagens no CMP

Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2017, 16h48 | Acessos: 1446
imagem sem descrição.

Há 72 anos, os militares do Exército Brasileiro entravam para história ao participarem da conquista da Segunda Guerra Mundial pelo grupo de países Aliados, após a rendição da Alemanha nazista. Desde então, a data de 8 de maio passou a ser celebrada como o Dia da Vitória. O Comando Militar do Planalto (CMP) comemorou a passagem com uma cerimônia militar em reconhecimento aos mais de 25 mil pracinhas que representaram a Nação naqueles conflitos.

O Pátio Rosa da Fonseca foi palco para as homenagens aos guerreiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Na cerimônia, os ex-combatentes Tenente-Coronel Nestor Silva e Tenente Vasco Duarte Pereira, receberam as honras militares. A formatura ainda contou com desfile de tropas em trajes históricos e veículos militares antigos, pertencentes ao clube de colecionadores “Velhos Amigos de Guerra”.

Em seu discurso, o comandante do CMP, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, ressaltou o legado de bravura e coragem dos nossos homens, impresso nos campos de batalha e que ainda hoje inspira guerreiros e guerreiras. “A Força Expedicionária Brasileira mostrou ao mundo seu valor moral e profissional. Honraram a índole do povo brasileiro ao lutarem pela liberdade e pela paz mundial”, disse.

Participaram ainda da formatura, o General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, Secretário de Economia e Finanças do Exército; e familiares de ex-combatentes da FEB.

Bravura - Desde o início da Segunda Guerra, em 1939, o Brasil, coerente com sua tradição conciliadora, mantivera-se neutro no conflito. Entretanto, os caminhos para uma solução pacífica, a cada dia, tornavam-se mais distantes. Apesar das dificuldades de toda ordem, a FEB, formada por jovens de diversas regiões do País, cruzou os mares em direção ao Teatro de Operações Europeu, onde escreveria sua participação no conflito.

Os pracinhas conquistaram o respeito dos exércitos aliados, levando, com generosidade e espírito humanitário, a esperança ao sofrido povo italiano. A coragem do soldado brasileiro foi reconhecida, inclusive, pelo próprio inimigo. Dos inúmeros combates travados, destacam-se as vitórias alcançadas em Monte Castello, Monte Belvedere, Castelnuovo, Zocca, Collechio e Fornovo di Taro.

O Dia da Vitória retrata, mais do que tudo, a vitória dos valores da democracia, da justiça e da liberdade sobre as forças da opressão e da intolerância, representadas pelos países do Eixo e seus regimes totalitários.

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página