Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tropas do 22BI apoiam GVA

Acessos: 341

Palmas (TO) – Nesta sexta-feira, 28, tropas operacionais do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) do Exército, Batalhão Tocantins, iniciaram o deslocamento para prestar o apoio logístico ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e cumprir a missão de Garantia da Votação e Apuração (GVA) do 2º Turno das Eleições 2022 nas Aldeias Indígenas do Estado do Tocantins.
Por volta de 6 horas, partiu o comboio de viaturas conduzindo os militares que atuarão nas aldeias Manoel Alves e Santa Cruz, do município de Itacajá; e nas aldeias Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira, de Goiatins.
Historicamente, as Forças Armadas (FA) contribuem para a votação e a apuração dos pleitos eleitorais. Neste ano de 2022, o emprego das FA, para realizar a segurança das Eleições 2022 no Estado, foi autorizado em atenção à solicitação do Desembargador Helvécio Brito Maia Neto, Presidente do Tribunal TRE-TO, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e encaminhada ao Ministério da Defesa (MD).
O emprego das Forças Armadas é pautado pela imparcialidade e contribuição para paz e a estabilidade nacional. No Tocantins, serão empregados cerca de 500 militares do 22º BI, integrante da Força Planalto (FORPLAN), tropa operacional da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), de Cristalina (GO), subordinada ao Comando Conjunto Planalto, constituído pelas três forças singulares brasileiras, cujo Centro de Operações (COp) está localizado em Brasília-DF.
A missão inclui o transporte de urnas eletrônicas e pessoal da justiça eleitoral, por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar para os locais mais distantes, como é o caso das aldeias Santa Isabel do Morro, Fontoura e Macaúbas, localizadas no sudoeste do estado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página