Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

22BI - Operação Guará Aéreo

Acessos: 83

Palmas (TO) – Nos dias 19 e 20 de outubro, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Batalhão Tocantins, realizou exercício de Operação Aeromóvel (Op Amv), denominado Operação Guará Aéreo, com a finalidade de adestramento da tropa integrante da Força Planalto (FORPLAN).

As Op Amv são realizadas por forças de helicópteros ou forças-tarefas aeromóveis, visando à execução de operações de combate, de apoio de combate e de apoio logístico, em benefício de determinado elemento da Força Terrestre. Este tipo de ação é utilizado principalmente quando a situação exige surpresa, flexibilidade, oportunidade e velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e ultrapassar obstáculos no terreno, como é o caso do Rio Tocantins.

 O treinamento simulou a necessidade do cumprimento da missão de recuperar, com rapidez e surpresa, uma infraestrutura crítica, que supostamente estava de posse do inimigo, para garantir a progressão de tropas e a utilização do objetivo conquistado em prol da forças aliadas.

 O exercício de incursão aeromóvel ocorreu nas imediações do Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação (ATA), na localidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO), a cerca de 12 Km do Lago de Palmas no sentido Paraíso do Tocantins (TO).

 Tropas operacionais foram transportadas do quartel do 22º BI até as proximidades do objetivo por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar, envolvendo cerca de 300 (trezentos) militares, que obtiveram êxito na conquista e consolidação dos objetivos propostos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página