Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Adeus ao herói da FEB

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 19h33 | Acessos: 815

O Brasil perdeu, ontem, mais um veterano da 2ª Guerra Mundial. O Capitão José Assis Gonçalves residia na Asa Norte, em Brasília. Nascido em 21 de novembro de 1924, era natural de Cajazeiras, na Paraíba. O herói da Força Expedicionária Brasileira embarcou, em 1944, para a Itália, onde participou da vitoriosa campanha dos Aliados contra as tropas do Eixo.

18 de julho - Dia do Veterano

O retorno dos bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) do teatro de operações da Itália é o marco histórico que fundamentou a escolha de 18 de julho como o Dia do Veterano. Após profunda pesquisa histórica, o Exército Brasileiro instituiu a data comemorativa por meio da Portaria Nº 1.762, de 10 de junho de 2022.

Naquele dia 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do país à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração da população por nossos pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a “cobra fumar” nos campos da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu em plena avenida Rio Branco, após o desembarque.

Hoje, passados mais de 76 anos dessa demonstração de admiração pelos militares brasileiros integrantes da nossa FEB, o Exército Brasileiro ainda goza do mesmo prestígio e da mesma credibilidade perante a população brasileira, fruto de seu passado glorioso e invicto e, também, de seu apurado profissionalismo e de sua reconhecida competência profissional no presente, atuando nas missões constitucionais que lhe são destinadas e respondendo às mais variadas demandas da sociedade brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página