Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tropas em ação na Operação Treme Cerrado X

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 17h22 | Acessos: 931
imagem sem descrição.

Entre os dias 02 e 06 de novembro de 2020, o Comando Militar do Planalto coordenou o exercício Treme Cerrado X no Campo de Instrução de Formosa (GO). O exercício militar encerrou o adestramento da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz) e possibilitou o aprimoramento da capacidade de mobilização, elevando o nível operacional da tropa em combate no terreno.  A atividade teve início com um apronto operacional presidido pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, com a presença do Comandante da 3ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araujo.

Combate

O Treme Cerrado X, foi uma oportunidade para que ações operacionais fossem colocadas em prática, como a execução de uma marcha para o combate e um ataque coordenado, tendo em primeiro escalão o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BI Mec) e o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41º BI Mtz), além do tiro das armas coletivas. As frações realizaram os treinamentos, com tiros de metralhadoras 7,62 mm MAG e .50’ Browning M2HB, Sistema de Armas Remotamente Controlada (SARC) REMAX do VBTP-MSR 6×6 Guarani, canhão 90 mm do VBR 6×6 Engesa EE-9 Cascavel e morteiros 60 e 81 mm.
O Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) também participou da operação com unidades do Sistema Astros, lançando uma pequena salva de foguetes de treinamento SS-09TS, de 70 mm, em um alvo localizado a 7.600 metros de distância.
O 16º Batalhão Logístico (16º B Log) efetuou o teste do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, incluindo um sistema de teleatendimento, que poderia ser prontamente aplicado se fosse necessário. No caso de acidente com militar, o APH garantiria sua segurança até a chegada da equipe médica.
O exercício proporcionou ainda, o desenvolvimento, a consolidação e o fortalecimento de uma série de atributos da área afetiva, tais como a liderança, a rusticidade, o espírito de cumprimento de missão e a camaradagem, fundamentais para o convívio na caserna.

Tropas
O deslocamento do comboio de viaturas e das tropas para a operação Treme Cerrado X, teve início no dia 14 de outubro e contou com a participação de cerca de 2 mil militares das Organizações Militares (OM), que abrangem os Estados de Tocantins, Goiás e Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro e o emprego de 244 viaturas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página