Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cerimônias marcam as comemorações do Sarex

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 13h57 | Acessos: 1778
imagem sem descrição.

Em comemoração ao Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro (SAREx), o Comando Militar do Planalto (CMP) realizou, nos dias 13 e 14 de fevereiro, duas cerimônias, uma religiosa e outra militar, homenageando o Patrono do Sarex Capitão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando.
O culto ecumênico no dia 13, em Ação de Graças, no Oratório do Soldado, foi celebrado pelo Capitão Capelão Addson Araújo Costa, pelo Coronel Oswaldo Casagrande Filho e pelo Arcebispo Ordinário Militar Dom Fernando Guimarães. Estiveram presentes também o  Vice-Chefe do Departamento Geral do Pessoal (DGP), General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, o Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, Coronel Capelão José Eudes da Cunha, além de militares da guarnição de Brasília e comandantes de Organizações Militares (OM).
A formatura alusiva ao dia do Sarex, no dia 14, no pátio Rosa da Fonseca, reuniu militares e comandantes de OM e, ainda, o General de Exército R1 Renato Joaquim Ferrarezi, antigo Comandante da 11ª Região Militar (11ª RM), o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, o Diretor de Planejamento e Gestão Orçamentária, General de Divisão Aires de Melo Jurema, o Arcebispo Ordinário Militar, Dom Fernando Guimarães, o Comandante da 11ª RM, General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, o General de Brigada R1, Leslie Antonio Alcoforado e o Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, Coronel Capelão José Eudes da Cunha.

História
O Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx) tem por finalidade prestar assistência religiosa e espiritual aos militares e aos civis em serviço nas Organizações Militares e às respectivas famílias. Tem também como missão,  atender a demandas relacionadas com as atividades de educação moral realizadas no Exército.
A assistência religiosa às Forças Armadas foi criada, no Império, pelo Decreto nº 747, de 24 de dezembro de 1850. O Exército Brasileiro instituiu o dia 13 de fevereiro como o Dia do Serviço de Assistência Religiosa, em respeito a data de nascimento do Frei Orlando.

registrado em:
Fim do conteúdo da página