Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Treinamento de Evacuação em caso de Incêndio no HMAB

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h56 | Acessos: 511
imagem sem descrição.

No dia 30 de novembro, foram detectados sinais de fumaça na área da garagem do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), a equipe do hospital acionou a sirene de incêndio e começou de imediato a tomar as providências de evacuação, além de acionarem o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) para combater as chamas.

O relato acima não foi um incêndio real, mas poderia ter sido. O  HMAB tem realizado diversas atividades de prevenção para casos de incêndio, como atualização do Plano de Combate ao Incêndio, Estágio de Combate a Princípio de Incêndio para seus militares, Treinamentos de Evacuação por setores, e no dia 30 de novembro (sábado), o hospital mobilizou grande parte do seu efetivo para fazer um Treinamento de Evacuação em caso de Incêndio, que contou com a participação de 436 pessoas.

O TIME HMAB se reuniu para o treinamento, todos foram para os seus setores como se estivessem trabalhando normalmente, e foram simuladas algumas situações com pacientes fictícios na Internação e no Centro Cirúrgico. Às 09h30, com o apoio da equipe de brigadistas da Base do Quartel-General do Exército, foi realizada uma simulação de fumaça na área da garagem do hospital e foi iniciado o treinamento de evacuação.

Contamos também com o apoio do Comando Militar do Planalto e da 11ª Região Militar na coordenação do treinamento e do CBMDF, que já havia sido avisado da simulação e após acionado, chegou ao hospital em 5 minutos e 52 segundos.

Na simulação foram evacuadas 395 pessoas, sendo que as 41 pessoas que ficaram estavam entre militares e pacientes reais que não foram envolvidos no treinamento. O efetivo levou 03 minutos para a evacuação, com o tempo total de evacuação com contagem de efetivo dentro e fora do hospital de 16 minutos.

A atividade foi de suma importância para que o TIME HMAB tenha mais segurança e esteja apto para atuar frente a situações que envolvam incêndios e também para que fossem detectados os pontos que podem ser melhorados. O CBMDF elogiou a simulação e o nível de conhecimento da equipe.

Fonte: HMAB

registrado em:
Fim do conteúdo da página