Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Solenidade comemora o dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 13h19 | Acessos: 1210
imagem sem descrição.

No dia 23 de novembro, no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), uma solenidade marcou as comemorações do Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO). A formatura, homenageou os militares da Guarnição de Brasília com desfile militar, leitura de texto alusivo e entrega de corbélia de flores ao busto do patrono, o Tenente Antônio João Ribeiro.

Participaram da formatura o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto (CMP), Cel Carlos Feitosa Rodrigues, Comandantes de Organizações Militares e oficiais do QAO.

O Quadro Auxiliar de Oficiais foi criado pelo Decreto Presidencial n° 84.333, de 20 de dezembro de 1979, possibilitando às praças que servem ao Exército Brasileiro a ascensão ao oficialato.  

O patrono, Tenente Antônio João Ribeiro nasceu em 24 de novembro 1823, na Vlia de Poconé, província do Mato Grosso. Ingressou no Exército em 1841, no Batalhão de Caçadores nº 12, em Cuiabá (MT). Foi promovido ao posto de Tenente em 1860, pelos relevantes serviços prestados ao Exército Imperial. Destacou-se por seus atributos profissionais e pessoais, entre os quais a responsabilidade, o espírito de corpo e a liderança.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página