Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Rosa da Fonseca Patrona da Família Militar

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 18h54 | Acessos: 994
imagem sem descrição.

    Em 18 de setembro, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Família Militar,    cuja patrona é a senhora Rosa da Fonseca, em reconhecimento à grandiosidade de sua personalidade e aos seus exemplos de patriotismo, devoção e abnegação à causa militar, bem como a participação de sua família em diversos momentos da história do Brasil.
    Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu em 18 de setembro de 1802, na então cidade de Alagoas, capital da Província de mesmo nome, hoje município de Marechal Deodoro. Casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca. Teve dez filhos, sendo duas mulheres e oito homens, dos quais abraçaram a carreira das Armas, ocupando posições de destaque na vida militar, na política e na administração pública do País.
    Ao romper a Guerra da Tríplice Aliança, sete de seus filhos seguiram para os campos de batalha. Entre 1º e 3 de setembro de 1866, na Batalha de Curuzu, morre em combate seu filho mais jovem, Afonso Aurélio, aos 21 anos de idade. Poucos dias depois, em 22 de setembro, durante a Batalha de Curupaity, outro filho, o Capitão de Infantaria Hipólito, perde a vida. Em 6 de dezembro de 1868, na Batalha de Itororó, a primeira das batalhas da "Dezembrada", morre o Major de Infantaria Eduardo Emiliano. Nessa mesma Batalha, Hermes e Deodoro, foram gravemente feridos.
    Durante as comemorações pela vitória em Itororó, ao ser informada da morte de Eduardo e da situação de Hermes e Deodoro, teria dito: "Sei o que houve. Talvez até Deodoro esteja morto, mas hoje é dia de gala pela vitória; amanhã, chorarei a morte deles".
    Dos filhos que regressaram vivos da Guerra da Tríplice Aliança, destacou-se, especialmente, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, Proclamador da República, Chefe do Governo Provisório e primeiro Presidente Constitucional da República dos Estados Unidos do Brasil.
    Obteve destaque também, o médico militar, General de Brigada João Severiano da Fonseca, escolhido, em 1962, para ser o Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.
    O filho mais velho, Hermes Ernesto da Fonseca (pai de Hermes da Fonseca), chegou ao posto de marechal-de-exército. Foi também presidente da província de Mato Grosso, governador da Bahia e comandante-de-armas nas províncias da Bahia e do Pará.
    Severiano Martins da Fonseca chegou ao posto de marechal-de-campo, recebeu o título nobiliárquico de barão de Alagoas e foi diretor da Escola Militar de Porto Alegre.
    Seu neto, o Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, foi o 8º Presidente da República, exercendo seu mandato entre 1910 e 1914.
    Rosa Maria Paulina da Fonseca faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de julho de 1873, aos 70 anos de idade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página