Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP realiza Operação Lobo Guará VII

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 12h16 | Acessos: 789
imagem sem descrição.

Entre os dias 18 e 21 de junho de 2018, o Comando Militar do Planalto (CMP) realizou o Exercício Tático com Apoio de Sistemas de Simulação (ETASS) – Operação Lobo Guará VII. A atividade é um treinamento tático, sem tropa no terreno, apoiado por meios eletrônicos e cartográficos de simulação em Jogo de Guerra. A finalidade é elevar o nível de adestramento das Organizações Militares (OM) nos processos de tomada de decisão em um cenário de operações, além de capacitar profissionalmente os militares envolvidos, valorizando os recursos humanos.

Na simulação, o Comando e Estado Maior da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), subordinada ao CMP, constitue o Partido Azul. Suas tropas devem realizar marchas para o combate, ataques à posições organizadas e também à localidades. Para que sejam cumpridos esses objetivos, as OM participantes devem trabalhar todas as suas funções de combate, tais como Movimento e Manobra, Inteligência, Comando e Controle, Fogos, Proteção e Logística.
O exercício é de dupla ação, sendo o oponente representado pelo Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), OM também integrante do CMP, simbolizando as tropas inimigas do Partido Vermelho.

Toda a execução do ETASS é dirigida pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, que acompanha as manobras dos dois lados da ação a partir das informações da Direção do Exercício (DIREX), responsável pela condução tática, formada por oficiais superiores do Estado Maior do CMP e 11ª Região Militar.

A DIREX ainda emprega militares controladores e operadores na missão. Os primeiros atuam na interligação do comando às funcionalidades do sistema, aplicando seus conhecimentos de manobras inerentes à sua Arma. Eles ficam “no terreno” recebendo as ordens e devem reportar aos seus comandantes os fatos relevantes, resultados alcançados ou perdas que visualizarem.  Os operadores, por sua vez, são responsáveis pela interface entre o sistema de simulação e o Comando, inserindo as ordens na plataforma e transmitindo informações processadas pelo sistema.

Aproximadamente 122 militares oriundos de OM dos Estados de Goiás e Tocantins, Triângulo Mineiro e Distrito Federal participaram do exercício.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página