Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMO conquista Campeonato de Polo do Exército 2018

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 12h14 | Acessos: 768
imagem sem descrição.

Em uma emocionante partida, o Comando Militar do Oeste (CMO) superou a equipe do Comando Militar do Sul (CMS) e conquistou o título do Campeonato de Polo do Exército 2018. As partidas foram realizadas no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas - “Dragões da Independência”, de 14 a 17 de junho.

O primeiro lugar na modalidade handicap ficou com a equipe A do Comando Militar do Planalto (CMP) e o vice handicap com a equipe B do CMP.

Além das rodadas do Campeonato, o jogo “Encontro de Gerações”, entre Oficiais Generais, Cadetes e alunos do Colégio Militar de Brasília, foi um dos pontos altos do evento.

Participaram do torneio as equipes dos comandos de área, tais como o Comando Militar do Planalto (CMP), Comando Militar do Leste (CML), Comando Militar do Oeste (CMO), Comando Militar do Sul (CMS) e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Polo

O Polo é o único esporte equestre disputado em equipe que exige dos praticantes, concentração, habilidade, coragem, rapidez de raciocínio e perfeita sintonia entre cavaleiro e cavalo. É disputado por duas equipes, cada uma com quatro jogadores. Todos eles devem estar montados sobre um cavalo. O objetivo do jogo consiste na marcação de gols, que é feita ao golpear a bola, fazendo com que a mesma atravesse entre duas balizas (o gol).

Durante a partida, os jogadores utilizam um taco de madeira para golpear a bola, além dos equipamentos de hipismo, como capacetes e joelheiras para garantir a segurança dos atletas. As posições em campo dos jogadores são dois atacantes, um meio de campo e um defensor.

O tempo de cada partida pode chegar à uma hora. Esse tempo é dividido em períodos de sete minutos cada. Uma partida pode ter em média de 4 a 6 tempos.

Um campo apropriado para uma partida de polo deve ter 275x180 metros e os cavalos, altura entre 1,52 e 1,60 metros, sendo trocados a cada tempo.

A cada gol marcado, as equipes trocam de campo. Além disso, os jogadores recebem uma classificação de acordo com seu desempenho em uma temporada de jogos. Essa classificação é denominada handicap.

Um jogador handicap 0 é considerado iniciante e um jogador handicap 10 é considerado um ótimo profissional.

A partida de polo também é arbitrada por dois juízes a cavalo e outro que permanece fora do campo.  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página