Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP celebra os 73 anos da Tomada de Monte de Castelo

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 13h29 | Acessos: 1458
imagem sem descrição.

Uma cerimônia militar realizada pelo Comando Militar do Planalto, no dia 21 de fevereiro, relembrou os 73 anos de uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial: a Tomada de Monte Castelo, na Itália. A solenidade, que teve como palco o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), homenageou militares que participaram ativamente das batalhas e das conquistas.

Na presença do Tenente Coronel Nestor da Silva, veterano da FEB, hoje com 100 anos de idade, dois componentes da Força foram homenageados com a Medalha da Vitória, em reconhecimento à atuação de brasileiros em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial na 2ª Guerra Mundial. São eles: o Capitão Severino Francisco de Oliveira (in memoriam) e o 2⁰ Sargento Timoteo Dias de Souza, ambos representados por familiares. Ainda recebeu a Medalha de Serviço Amazônico, o Capitão de Mar e Guerra Odilon Leite de Andrade Neto, em virtude de sua dedicação aos serviços prestados em Organizações Militares do Exército na área amazônica.

Durante o evento, militares e civis respeitaram o toque de silêncio em memória daqueles que tombaram durante os conflitos em terras europeias e também dos que retornaram ao Brasil, continuaram servindo a Pátria, mas já se foram. Na cerimônia, ainda foi lido um texto alusivo, relembrando os dias de árduo e intenso combate em Monte Castelo, que culminaram no êxito dos pracinhas brasileiros. Por fim, houve o desfile da tropa, em continência ao Tenente Coronel Nestor da Silva.

Participaram ainda da atividade: os Ministros do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luís Carlos Gomes Mattos e Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Sousa; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes; o Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil Dom Fernando José Monteiro Guimarães; e outras autoridades militares.

História - A batalha de Monte Castelo aconteceu no fim da Segunda Guerra. De uma lado as forças do Exército Alemão e do outro as tropas aliadas, que buscavam recuperar o norte da Itália. As disputas duraram quase três meses, com grande número de baixas de brasileiros devido a vários fatores, entre eles a baixa temperatura do inverno europeu. No dia 21 de fevereiro, após um combate de 12 horas, o Pavilhão Nacional foi finalmente hasteado no ponto mais alto daquela região montanhosa, com a rendição dos alemães.

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página