Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP homenageia religiosos no Dia do SAREx

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 18h24 | Acessos: 1835
imagem sem descrição.

O Comando Militar do Planalto (CMP) realizou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, cerimônias religiosa e militar em comemoração ao Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro (SAREx). As solenidades homenagearam o Patrono, Capitão Antônio Álvares da Silva - o Frei Orlando, e a vida daqueles que, com sua vocação religiosa, têm colaborado na assistência junto aos soldados, à família militar e à sociedade civil no Brasil e no exterior.

No primeiro dia de eventos, um culto em ação de graças foi realizado no Oratório do Soldado. Celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, a cerimônia ainda contou com a presença do Vice-Chefe do Departamento Geral do Pessoal (DGP), General de Divisão Carlos dos Santos Sardinha; do Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia; do Assesor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, General de Brigada Marco Aurélio de Almeida Rosa; e do Chefe do SAREx, Coronel Capelão José Eudes da Cunha.

Uma solenidade militar encerrou os eventos comemorativos, no pátio Rosa da Fonseca, no Quartel General do CMP. Além do Vice-Chefe do DGP e do Arcebispo, participaram o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes; o Presidente da Aliança Pro Capelania Militar Evangélica do Brasil, Aluísio Laurindo da Silva; e demais autoridades militares e religiosas.

Durante a cerimônia, uma corbélia de flores foi depositada em frente a imagem de Frei Orlando, como forma de tributo à memória do Patrono. Um texto alusivo à data, com histórico de atuação dos religiosos em suas missões mais importantes, exaltou a honrosa vocação dos capelães militares. Os integrantes do SAREx encerraram a solenidade desfilando junto com a tropa.

O SAREx – Este serviço tem por finalidade prestar assistência religiosa e espiritual aos militares e aos civis em serviço nas Organizações Militares e às respectivas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral realizadas no Exército.

Oficialmente, a assistência religiosa às Forças Armadas foi criada, no Império, pelo Decreto nº 747, de 24 de dezembro de 1850. O Exército Brasileiro instituiu o dia 13 de fevereiro como o Dia do Serviço de Assistência Religiosa, em respeito a data de nascimento de Frei Orlando.

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página