Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Exército realiza substituição da Bandeira Nacional

Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 12h42 | Acessos: 1543
imagem sem descrição.

Uma homenagem aos heróis brasileiros que tombaram no Haiti, ao longo dos 13 anos da Missão das Nações Unidas para estabilização daquele país (MINUSTAH), marcaram, no domingo, 4 de fevereiro, a substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto (CMP), realizou a tradicional cerimônia cívico-militar, que acontece no primeiro domingo de cada mês, com a finalidade de preservação do Pavilhão.

A solenidade contou com apresentação do coral do Colégio Militar de Brasília, Salva de Gala de 21 tiros, executada pela tradicional Bateria Caiena, e desfile da tropa de militares do CMP, entre eles os integrantes do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, com seus uniformes históricos. O evento, aberto ao público em geral, tem o objetivo de estimular na sociedade a prática do civismo, do patriotismo e do culto aos símbolos nacionais.

Durante a cerimônia, foi feita a leitura de texto alusivo à MINUSTAH, traçando um histórico desde 2004, relembrando as histórias de homens e mulheres da Forças Armadas brasileiras para restabelecer a segurança e normalidade institucional do país, após sucessivos episódios de turbulência política, violência e desastres naturais. As autoridades presentes depositaram uma corbélia de flores em frente ao capacete azul, que, na ocasião, representava os militares que morreram durante a missão internacional. Um minuto de silêncio, sob o toque de cornetas, foi executado em memória de todos aqueles que tombaram no exercício de suas funções no Haiti.

A solenidade foi presidida pelo General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército, acompanhado do General de Exército Cláudio Coscia Moura, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; do General de Divisão Márcio Roland Heise, 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército; do General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto; além de outras autoridades militares, embaixadores e adidos militares estrangeiros.

A Bandeira - Hasteada no Planalto Brasileiro, é substituída mensalmente em formato de rodízio, executado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, além do Governo do Distrito Federal (GDF). Possui um mastro de 100 metros de altura e 24 hastes em círculo, simbolizando a convergência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da Federação.

O peso da bandeira ultrapassa 40 kg, com um tamanho total de 286 metros quadrados. Na base do mastro, está escrita a frase que reforça a consciência de patriotismo na sociedade: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria.”

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página