Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Solenidade marca o Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 12h22 | Acessos: 1990
imagem sem descrição.

Patrono foi homenageado durante formatura no 1º RCG

Brasília (DF) - No dia 24 de novembro, no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), uma solenidade marcou as comemorações do Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO). A formatura, realizada no dia que se reverencia o nascimento do Patrono, o Tenente Antônio João Ribeiro, homenageou os militares da Guarnição de Brasília com desfile militar, leitura de texto alusivo e entrega de corbélia de flores ao busto do Patrono.

Instituído no Exército Brasileiro em 1979, visando proporcionar às praças mais destacadas a possibilidade de ascenção ao oficialato. O Quadro é diversificado, constitúido por militares oriundos de diversas qualificações, o que lhe confere riqueza de experiências e as possibilidades de aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, em múltiplas tarefas. O oficial do QAO pode exercer as suas missões em todas as organizações militares da Força Terrestre, desempenhando atividades nas áreas de Administração Geral, Saúde, Material Bélico, Música ou Topografia.

Durante o evento, o Comandante do 1º RCG, Tenente-Coronel Alexandre Pfaender Júnior, exaltou o trabalho dos integrantes do QAO para o fortalecimento do Exército e ressaltou que esses militares devem se orgulhar de servirem à Pátria em suas especialidades.

Participaram ainda da solenidade o General de Exército R/1 Armando Luiz Malan de Paiva Chaves; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes; o Arcebispo Militar, Dom Fernando Guimarães; o Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, General de Brigada R/1 Pedro Carvalho de Araújo; e o General de Brigada R/1 Antônio Marcos Moreita Santos.

O Patrono - O Tenente Antônio João Ribeiro nasceu em 1823, na Vlia de Poconé, província do Mato Grosso. Ingresso no Exército em 1841, no Batalhão de Caçadores nº 12, em Cuaibá (MT). Foi promovido ao posto de Tenente em 1860, pelos relevantes serviços prestados ao Exército Imperial. Destacou-se por seus atributos profissionais e pessoais, entre os quais a responsabilidade, o espírito de corpo e a liderança.

Antônio João sacrificou sua vida em defesa de seu posto e do solo pátrio durante a guerra da Tríplice Aliança, em 1964. Sob o peso da fuzilaria de mais de 200 bocas de fogo, a Pátria acabava de incorporar mais um bravo à sua galeria de heróis. Por meio do Decreto nº 85.091, de 24 de agosto de 1980, o Tenente foi escolhido Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais.

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página