Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Exército realiza substituição da Bandeira Nacional

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 13h07 | Acessos: 1822
imagem sem descrição.

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto (CMP), realiza, neste domingo, 06 de agosto, às 10 horas, a substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. A tradicional cerimônia cívico-militar, que acontece no primeiro domingo de cada mês, tem a finalidade de preservação do Pavilhão, mantendo acesa a chama do civismo e incentivando o culto aos símbolos nacionais.

A solenidade homenageia o patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no mês em que se comemora a data de seu aniversário natalício e o Dia do Soldado do Exército Brasileiro. O evento contará com apresentação do coral do Colégio Militar de Brasília, Salva de Gala de 21 tiros, executada pela tradicional Bateria Caiena, e desfile da tropa de militares do CMP, entre eles os Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, com seus uniformes históricos.

A Bandeira - Hasteada no Planalto Brasileiro, é substituída mensalmente em formato de rodízio, executado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, além do Governo do Distrito Federal (GDF). Possui um mastro de 100 metros de altura e 24 hastes em círculo, simbolizando a convergência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da Federação. O peso da bandeira ultrapassa 40 kg, com um tamanho total de 286 metros quadrados. Na base do mastro, está escrita a frase que reforça a consciência de patriotismo na sociedade: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria.”

 

Fotos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página