Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Exército realiza substituição da Bandeira Nacional

Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2017, 14h50 | Acessos: 1299
imagem sem descrição.

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto, realizou, no dia 07 de maio, a substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. A tradicional cerimônia cívico-militar acontece no primeiro domingo de cada mês, com a finalidade de preservação do pavilhão, mantendo acesa a chama do civismo e incentivando o culto aos símbolos nacionais.

A solenidade, presidida pelo General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, foi iniciada com a apresentação do coral composto por alunos do Colégio Militar de Brasília. Em seguida, o Tenente-Coronel Nestor Silva foi homenageado em nome dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, por sua efetiva participação na Segunda Guerra Mundial. O reconhecimento aconteceu na véspera de comemoração dos 72 anos do Dia da Vitória, quando da rendição do exército nazista e do fim da Segunda Guerra Mundial.

No momento do hasteamento da bandeira, militares e civis cantaram o Hino Nacional, acompanhados da Salva de Gala de 21 tiros da Bateria Caiena, e, na arriação da substituída, entoaram o Hino à Bandeira. O desfile da tropa de militares do Exército, entre eles os Granadeiros do Batalhão Presidencial, com seus uniformes históricos, encerrou o evento.

A cerimônia contou com a presença de Generais de Divisão, Generais de Brigada, autoridades militares da Aeronáutica e Marinha, embaixadores de nove diferentes países, além de representantes do Governo do Distrito Federal. Alunos da Escola Classe do Setor Militar Urbano e membros do Grupo de Escoteiros Caio Martins também assistiram o ato solene.

A Bandeira - Hasteada no Planalto Brasileiro, é substituída mensalmente em formato de rodízio, executado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, além do Governo do Distrito Federal (GDF). Possui um mastro de 100 metros de altura e 24 hastes em círculo, simbolizando a convergência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da Federação. O peso da bandeira ultrapassa 90 kg, com um tamanho total de 286 metros quadrados. Na base do mastro, está escrita a frase que reforça ainda mais a consciência de patriotismo na sociedade: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria.”

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página