Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto Guarani: instrução com veículo anfíbio no lago

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 17h44 | Acessos: 4115
imagem sem descrição.

O Exército Brasileiro realizou nesta quarta-feira, 28, no Lago Paranoá, uma demonstração de navegação com o Guarani, o novo veículo blindado sob rodas e capacidade anfíbia, de tecnologia e fabricação nacional, desenvolvido com foco na capacidade dissuasória e na modernização das Forças Armadas.

De uso exclusivo das Forças Armadas, o Guarani é dotado de sistema anfíbio, tração 6x6, capacidade para transportar até 11 pessoas, podendo alcançar velocidades de 100 km/h em terra e 9 km/h sob a água e com poder de fogo variável, podendo ser dotado de um canhão de 30 milímetros ou metralhadoras ponto 50 e 7,62.

Esta atividade encerrou a programação do primeiro treinamento para motoristas de Veículo Blindado de Transporte Pessoal – Médio de Rodas (VBTP-MR), promovido pelo 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Foram seis semanas de curso em Brasília, que capacitou 15 militares quanto à condução adequada do Guarani em terra; normas de segurança; maneabilidade do blindado e navegação.

O comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina (GO), General Sérgio da Costa Negraes, reforçou a importância do Guarani para o fortalecimento da capacidade operativa das Forças Armadas e para que as instituições continuem executando funções de defesa, proteção do patrimônio, cooperação com forças civis e atividades sociais e para que o Brasil mantenha sua capacidade de dissuasão.

Texto: 2º Ten Galgane
Fotos: 3º Sgt Rezende

registrado em:
Fim do conteúdo da página