Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP participa da coordenação do desfile de 7 de setembro

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2015, 14h18 | Acessos: 9166
imagem sem descrição.

O desfile de 7 de setembro em Brasília-DF foi coordenado pela Presidência da República, em conjunto com o Ministério da Defesa e com o Exército Brasileiro.

Com um efetivo de 850 militares entre tropas a pé e motorizadas, o Exército prestou uma homenagem especial aos 70 anos da vitória do Brasil na Segunda Guerra Mundial e aos 150 anos do nascimento do Marechal Rondon.

Na homenagem à Força Expedicionária Brasileira, 24 viaturas militares histórias desfilaram conduzindo ex-combatentes e colecionadores que trajaram uniformes da época. As viaturas pertencem a um grupo de colecionadores da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares e foram trazidas de diversas regiões do Brasil especialmente para as comemorações da Semana da Pátria.

Para a homenagem aoMarechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, desfilou o neto desse ilustre personagem trajado com as vestes da época, seguido por uma viatura painel imagens dos feitos históricos. Rondon foi responsável pela implantação de mais de 3.000 quilômetros de linhas telegráficas e integrou o Brasil litorâneo ao Centro-Oeste e Amazônia Ocidental.

No desfile a pé, participaram Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, Ex-Integrantes de Força de Paz, Bandeiras Históricas do Brasil, Grupamento Conjunto das Forças Armadas, Grupamento feminino, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, alunos do Colégio Militar de Brasília e as tradicionais tropas do Batalhão de Guarda Presidencial e da Brigada de Infantaria Paraquedista.

Estas tropas desfilaram entoadas pelas bandas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e do Batalhão da Guarda Presidencial.

Uma das atrações do desfile do Exército Brasileiro foi a Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, que em 2015 foi composta por 30 militares em cima de uma mesma motocicleta. Os Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial realizaram uma demonstração impecável de movimentos sincronizados com fuzil, sem comando, à frente do palanque presidencial, trajando seus tradicionais uniformes históricos da época do Império.

No desfile motorizado, o Exército participou com batedores motociclistas, viaturas da 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, do 11º GAAAe, do Batalhão da Guarda Presidencial e com carros de combate. Entre as viaturas que a público pode observar, destacam-se: a viatura Lançadora de Foguetes e Mísseis, a viatura Posto de Comando e Controle, a viatura Posto Meteorológico e o veículo de transporte sobre rodas Guarani, projetado e fabricado por uma parceria do Exército Brasileiro com empresas da Indústria Nacional de Defesa.

As tropas hipomóveis foram compostas por cavalos do 32º GAC ( Bateria Histórica Caiena) e do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.

O desfile Cívico-Militar se iniciou às 9h, quando o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão RacineBezerra Lima Filho, fez a apresentação da tropa à Presidenta da República, Dilma Rousseff. Somando-se às demais Forças Armadas e Forças Auxiliares, o efetivo total de militares no desfile deste anofoi de aproximadamente 3.000 homens e mulheres.

registrado em:
Fim do conteúdo da página