Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CMP coordena Marcha da Coluna da Vitória

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 19h46 | Acessos: 9632
imagem sem descrição.

O Comando Militar do Planalto coordenou e apoiou o deslocamento da Coluna da Vitória para a Capital Federal, com a finalidade de viabilizar a participação nas comemorações da Semana da Pátria. A Coluna da Vitória é um evento organizado pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM) que reúne entusiastas e colecionadores de viaturas militares antigas.

Para o evento de 2015, as viaturas vieram de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além das viaturas do prório Distrito Federal. Os Jeeps são originais da década de 1940 e muitos foram utilizados em combate.

As 24 viaturas históricas se reuniram em Cristalina-Góias, na 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, de onde saíram com destino à Brasília, no dia 6 de setembro. Ao chegar à capital federal, o comboio percorreu o Eixo Monumental até a Praça dos Três Poderes, finalizando o percurso no Setor Militar Urbano, onde reuniu os colecionadores e os veteranos da Segunda Guerra para uma foto oficial, com cobertura de vários órgãos da imprensa local.

No dia 7 de setembro, a Coluna da Vitória integrou o desfile cívico militar em comemoração aos 70 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira, na 2ª Guerra Mundial. Nas viaturas históricas desfilaram nove veteranos da FEB e os colecionadores trajados com uniformes da época. Finalizando as comemorações da Semana da Pátria, o grupo participou de uma sessão Solene na Câmara Federal, no dia 8 de setembro.

A primeira edição da Coluna da Vitória aconteceu em 2014. Na ocasião, a homenagem foi para os 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira para a Europa. Em abril de 2015, a Coluna da Vitória esteve na Itália, onde percorreu diversas cidades e integrou um comboio de mais de 200 veículos para as comemorações dos 70 anos do fim da guerra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página