Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Equipe campeã mundial no revezamento visita CMP

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 13h10 | Acessos: 801
imagem sem descrição.

A equipe brasileira de Atletismo que fez história no Japão, no último domingo, conquistando o título mundial no revezamento 4x100 masculino, esteve em Brasília. Entre eles, o 3º Sargento Rodrigo Nascimento, do Exército. Em visita ao complexo poliesportivo do Comando Militar do Planalto, nesta terça-feira, aproveitou para manter o condicionamento, com foco no próximo objetivo: o Sul-Americano de Atletismo, em Lima, no Peru, no próximo fim de semana.


“A expectativa é repetir o feito no revezamento e medalhar também nos 100 metros rasos, em que também irei competir”, ressaltou confiante Rodrigo. O companheiro de treinamentos, Vitor Mourão, que também integra a equipe de atletismo do Exército, trilha o mesmo caminho em busca de conquistas como a obtida no Estádio Internacional de Yokohama. “As Forças Armadas são nosso suporte principal. São muitos cuidados para manter um atleta na ponta: alimentação, centro de treinamento, fisiologia, fisioterapia. O Programa de Atletas de Alto Rendimento é que nos mantém competindo em alto nível” destacou Vitor.


Este ano, ambos ainda vão participar do Mundial Militar de Atletismo, que será realizado na China, no segundo semestre. Do CMP, os atletas seguiram para o Palácio do Planalto, onde foram recebidos para um almoço com o presidente Jair Bolsonaro. A agenda em Brasília ainda incluiu um encontro com o ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, e com o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.


Feito inédito


Os brasileiros terminaram a prova do revezamento, em Yokohama, com o tempo de 38s05. Apenas dois centésimos a frente do quarteto norte-americano, que tinha na equipe Justin Gatlin, atual campeão mundial nos 100 metros rasos. Os britânicos fecharam o pódio do 4x100 masculino com o tempo de 38s15.


Apoio a atletas de alto rendimento


O Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte. As seleções são feitas por meio de editais públicos que avaliam o currículo esportivo, resultados e posição no ranking. Os atletas selecionados têm direito à renda mensal, 13º salário e locais para treinar em instalações da Marinha, Exército e Aeronáutica. Ao serem incorporados, os convocados são declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados e realizam o Estágio de Adaptação para Praças que se destina a adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página